Home / Destaques / Inaugurada galerias de fotos de membros da mesa diretora da CLDF

Inaugurada galerias de fotos de membros da mesa diretora da CLDF

 Retratos dos ex-presidentes no foyer do plenário

A Câmara Legislativa inaugurou nesta terça-feira (4), nas dependências da Casa, cinco galerias fotográficas que registram os deputados distritais que integraram todas as Mesas Diretoras desde que foi instalado o Poder Legislativo do Distrito Federal, em 1991. Esses parlamentares ocuparam os cargos de presidente, vice-presidente, primeiro, segundo e terceiro secretário. A galeria dos presidentes está localizada no foyer do Plenário, as demais no quinto andar do edifício. Antes do descerramento da placa alusiva à inauguração, uma solenidade, no plenário, reuniu distritais eleitos, deputados atuais e ex-parlamentares.

Wasny foi homenageado na ocasião por ser o parlamentar com maior número de mandatos na casa: cinco no total.

O ex-deputado Salviano Guimarães foi o primeiro a ocupar a presidência da CLDF, no biênio 1991-92. Depois dele, outros 14 distritais foram eleitos, pelos seus pares, como presidentes da Câmara Legislativa – entre eles, duas deputadas, Lucia Carvalho (1997-98) e Celina Leão (2015-16) – até chegar ao atual ocupante do cargo, Joe Valle (PDT), que conclui o mandato em 31 de dezembro próximo. No dia seguinte, após a posse dos distritais eleitos para a oitava legislatura e a posse do governador do Distrito Federal, será escolhida a mesa diretora para o biênio 2019-2020.

Salviano Guimarães compareceu ao evento e foi homenageado. Ao agradecer, relatou as dificuldades iniciais: “Não tínhamos casa e nem estrutura. Não tínhamos absolutamente nada”. Contudo, destacou a importância do Legislativo na vida dos brasilienses. Em tom de brincadeira, a deputada Celina Leão (PP) pediu a palavra para “defender a cota das mulheres no parlamento”. E o deputado Joe Valle salientou, dirigindo-se especialmente aos distritais eleitos, o “papel de vereador” desempenhado pelos parlamentares do Distrito Federal. “Temos uma aproximação muito grande com a população”, disse, lembrando de boas práticas desenvolvidas pela CLDF.

Memória – Autor da iniciativa, o deputado Robério Negreiros (PSD), atual segundo secretário, afirmou que as galerias resgatam a memória da cidade e consolidam parte da história de Brasília, por meio das fotografias. O deputado Raimundo Ribeiro (MDB), terceiro secretário, relembrou os nomes de entidades e personalidades que ajudaram a construir o Poder Legislativo do DF, entre eles a OAB e o ex-senador Lindberg Aziz Cury, que dá nome ao auditório da CLDF.

Os demais parlamentares, presentes ao evento, que integraram a Mesa Diretora nesta em legislaturas passadas foram homenageados com certificados de honra ao mérito, entre eles os ex-deputados Peniel Pacheco, Pedro Celso, Raad Massouh e Tadeu Roriz; além do deputado Juarezão (PSB) e os eleitos Fábio Felix (PSOL), José Gomes (PSB), Leandro Grass (Rede) e Martins Machado (PRB).

A Mesa Diretora é responsável pela direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos da Casa e, além dos cinco integrantes titulares, conta ainda com três suplentes de secretários. O mandato é de dois anos, vedada a recondução para o mesmo cargo, na eleição imediatamente subsequente.

Publicidade de Exemplo