Home / Mais Notícias / Câmara Legislativa homenageia os 50 anos da Estação Ecológica Águas Emendadas

Câmara Legislativa homenageia os 50 anos da Estação Ecológica Águas Emendadas

A Câmara Legislativa do DF, por meio dos deputados Wasny de Roure e Cláudio, promoveu uma Sessão Solene para comemorar os 50 anos de criação da Estação Ecológica Águas Emendadas, em Planaltina. A Estação é considerada uma das reservas de Cerrado mais importantes do Brasil. Criada em 12 de agosto de 1968, a reserva permitiu que um pedaço do Cerrado virgem continuasse intocado.

Situada próximo a Planaltina, há cerca de 50km do Plano piloto, esta unidade se encontra sob gestão do Instituto Brasília Ambiental (IBRAM), sendo submetida a um regime de visitação controlada. A unidade tem área de 10.547 hectares, sendo destinada a proteção do ambiente natural, realização de pesquisas básicas e aplicadas no campo da ecologia e à educação ambiental, com ênfase nos aspectos conservacionistas.

Data do século XIX, dos registros realizados pela então comissão Cruls, as primeiras menções às características da área. Luis Cruls comandou missão exploradora do Planalto Central e as manifestações datam do ano de 1892. Um século depois, a Unesco registrou e declarou a gleba como área nuclear da Reserva da Biosfera do Cerrado.

Estação Ecológica Águas Emendadas

É uma das mais importantes reservas naturais do Distrito Federal, onde ocorre o fenômeno único da união de duas grandes bacias da América Latina, a Tocantins/Araguaia e a Platina, em uma Vereda de 6 km de extensão. Essa característica faz dela um dos acidentes geográficos de maior expressão existentes no território nacional: as águas que ali brotam correm em duas direções opostas.

A estação ecológica engloba também a Lagoa Bonita, nascente do ribeirão Mestre D’Armas e local de relevante beleza e importância ambiental. Sua área de Cerrado, praticamente intacta, abriga fauna ameaçada de extinção, como a anta, a suçuarana, o tamanduá, o lobo-guará, entre outros, sendo de grande importância para a realização de pesquisas científicas. Por se tratar de uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, as visitas são restritas e apenas ocorrem de forma guiada.

Publicidade de Exemplo