Home / Mais Notícias / Wasny ouve direção do HUB sobre obras paralisadas do Instituto da Criança e Adolescente

Wasny ouve direção do HUB sobre obras paralisadas do Instituto da Criança e Adolescente

Como presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) o deputado Wasny de Roure promoveu uma reunião com a administração do Hospital Universitário de Brasília (HUB) para saber das dificuldades para dar prosseguimento às obras do Instituto da Criança e do Adolescente (ICA), já que a construção do prédio, iniciada há 13 anos, está parada desde 2013.

A superintendente do HUB, Dra. Elza Noronha reuniu vários técnicos e servidores do Hospital para esclarecer ao parlamentar os motivos da demora em continuar as obras. Wasny que participou do lançamento da pedra fundamental desta obra destinou recursos para sua realização ainda quando foi deputado federal e destacou sua  preocupação com a demora para retomar a obra.

Segundo a direção do Hospital as primeiras paralisações aconteceram porque as empresas decretaram falência e todo processo licitatório teve que ser reiniciado. Fora isso, nesse tempo, surgiram normas e exigências que fizeram com que todo projeto tivesse que ser modificado para atender a vigilância sanitária e o Corpo de Bombeiros.  Só depois do projeto passar por essas duas instâncias seria possível dimensionar o volume de recursos necessários para a conclusão do prédio que terá 4 pavimentos.

Os técnicos também destacaram ainda que precisam da subestação de energia elétrica implantada para atender a obra, uma vez que uma depende da outra.

Depois de ouvir as explanações o parlamentar sugeriu que uma outra reunião como essa fosse realizada, envolvendo o presidente da CLDF, Joe Vale e a bancada federal do DF no Congresso Nacional para que todos ajudem para que as obras sejam concluídas. Assim que for agendada o parlamentar vai comunicar a direção.

“É um processo de sensibilização, incluindo o Secretário de Saúde, para fortalecer a luta em prol desse importante projeto que tanto vai ajudar quem precisa, afinal estamos tratando de crianças e adolescentes”, frisou Wasny.

Obras do Instituto

O ICA começou a ser construído em 2003. As obras foram paralisadas por diversas vezes. Uma delas quando  3 operários morreram soterrados no canteiro de obras,  em 2011. Pela estimativa inicial, o projeto iria custar R$ 8 milhões e ocuparia 6,2 mil m². Mas com o tempo e os incidentes esse volume de recursos mudou.

O projeto previa o funcionamento de Unidade de Terapia Intensiva e o centro cirúrgico no subsolo, setores de emergência e ambulatório no térreo e enfermaria, salas de isolamento e brinquedoteca no primeiro e segundo andares. Em vez disso, a obra permanece parada e cercada por tapumes no terreno do HUB.

HUB e Ebserh

Na época da assinatura do contrato, o HUB era gerido pela Universidade de Brasília (UnB). A instituição passou para a gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) – estatal vinculada ao Ministério da Educação criada para gerenciar hospitais universitários federais – no início de 2013.

Publicidade de Exemplo